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Cupom de desconto, a estratégia para vender produtos encalhados no estoque

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Um dos problemas com o qual as lojas virtuais se deparam no dia a dia é a dificuldade de saída de determinados produtos. Você já parou para pensar como o cupom de desconto pode ser uma estratégia para vender esses produtos encalhados no estoque?

O fim de ano, após as vendas de Natal, é um bom momento para fazer uma avaliação detalhada dos produtos em excesso e adotar o cupom de desconto para conseguir manter o giro do estoque.

Vantagens do cupom desconto

Além de ajudar a desencalhar produtos, os cupons de desconto trazem outros benefícios para os lojistas, entre eles:

  • Aumento do ticket médio;
  • Recuperação de carrinhos de compra abandonados;
  • Mais vendas em períodos de baixa;
  • Gerenciamento de métricas;
  • Melhoria na taxa de conversão do e-mail marketing.

Cuidados ao adotar o cupom desconto

É importante adotar alguns parâmetros e estratégias para a utilização dos cupons. Algumas dicas são:

  • Disponibilize uma quantidade limitada de cupons;
  • Estabeleça uma data de validade;
  • Defina um valor mínimo de compra;
  • Faça sorteios em redes sociais;
  • Ofereça outros produtos relacionados (cross selling).

Campanha de cupom desconto da Emanda 

Clientes Inativos

Uma das campanhas de relacionamento da Emanda com melhores resultados tem como público-alvo os clientes inativos.

Para trazer quem não compra com você há muito tempo, um cupom de desconto pode ser um trunfo importante. A estratégia é feita da seguinte forma: a Ema, nosso robô, cria todo o e-mail, com cupom de desconto (configurado na plataforma da loja virtual) e botão com link, direcionando para a loja.

Para começar, basta acessar o menu lateral, ir no link “Inativos” (configuração) e ativar a campanha.

Campanha de cashback

Outra campanha, esta mais recente aqui na Emanda, mas que também já vem trazendo bom retorno aos clientes, é a de cashback, com desconto para uso na próxima compra.

A campanha gera cupons 100% automáticos na loja virtual, gerencia o prazo e emite lembretes para os clientes utilizarem o cupom de desconto em um prazo, que pode ser ajustado pelo vendedor. No dashboard, o lojista pode acompanhar o andamento de envios e utilização.

Dicas para acabar com o estoque encalhado

Além do cupom desconto, o lojista pode adotar outras estratégias para minimizar o prejuízo com os produtos que estão sem saída há muito tempo:

  • Aprimore as descrições dos produtos;
  • Tire fotos mais atraentes;
  • Faça promoções relâmpago;
  • Crie ofertas para clientes segmentados;
  • Monte kits promocionais;
  • Crie uma seção de outlet;
  • Para os produtos menos procurados, apele para liquidações, com grandes descontos.

Viu só? Sendo usado dentro de uma estratégia bem pensada, o cupom de desconto pode ser um poderoso aliado para trazer mais lucratividade ao seu negócio. Aproveite para enviar cupons também em datas comemorativas, no aniversário dos clientes, como incentivo para a primeira compra ou lançamento de produtos.

Você pode conferir outras dicas para melhorar as vendas do e-commerce e como o seu negócio pode competir com as grandes lojas virtuais em nosso blog.