You are currently viewing SMTP, IMAP, POP: o que significam e como afetam o seu e-mail?

SMTP, IMAP, POP: o que significam e como afetam o seu e-mail?

SMTP, IMAP, POP. Já ouviu falar dessas siglas? Você sabe o que significam e como afetam o seu e-mail?

Bom, para começar, é preciso explicar que todos eles são protocolos de informática, responsáveis pela organização, compreensão e segurança do tráfego de dados. Por isso, estão presentes nas configurações de e-mails.  Saiba um pouco mais sobre cada um deles a partir de agora.

SMTP

Esse protocolo é o primeiro a entrar em ação quando uma mensagem de e-mail é enviada. O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) – em português, Protocolo de Transferência de Correio Simples – determina que o emissor da mensagem deve efetuar a autoidentificação junto ao destinatário, informar o endereço de e-mail do remetente, destinatário, campo de assunto e outras informações relativas à mensagem que está sendo enviada.

A próxima etapa é o recebimento da mensagem, que envolve o POP3 e o IMAP.

POP3 e IMAP

Ambos determinam como o dispositivo do destinatário deve se conectar ao servidor para efetuar a transmissão da mensagem.

O Post Office Protocol – versão 3 (POP3) é usado quando o interesse for fazer o download de todos os e-mails da caixa de entrada para o computador.

O IMAP (Internet Message Access Protocol) – Protocolo de Acesso a Mensagem de Internet – é outra opção para acesso às mensagens recebidas pelo servidor em que a conta de e-mail está configurada. 

A grande diferença entre os dois protocolos é que com o IMAP ocorre a leitura da estrutura de pastas e do conteúdo delas em tempo real, com sincronização entre o programa usado e a conta. Ele é o protocolo ideal para pessoas que têm acesso a contas em diferentes dispositivos. 

Vantagens e desvantagens do POP3

Alguns benefícios do POP3 são:

  • Com as mensagens armazenadas no seu computador, é possível vê-las offline;
  • As pesquisas de mensagens são mais rápidas;
  • Como as mensagens são baixadas para o seu computador, não é preciso se preocupar com o espaço da sua caixa de e-mail no servidor.

Por outro lado, ele tem algumas desvantagens:

  • Risco de perder todas as mensagens se o computador tiver algum problema de hardware e não houver backup recente;
  • Mais possibilidade de infecção por vírus em seu computador;
  • Gerenciamento em apenas um dispositivo.

Vantagens e desvantagens do IMAP

Os principais atrativos do IMAP:

  • As mensagens de e-mail são armazenadas no servidor, poupando espaço no computador;
  • As mensagens ficam seguras em caso de problemas no computador;
  • Acesso em diferentes dispositivos.

Porém, ele tem algumas limitações:

  • Não é possível ler os e-mails caso não haja acesso à internet;
  • Se o provedor de e-mail não realiza backups frequentes, as mensagens podem ser perdidas em caso de falha física no servidor;
  • As mensagens ocupam espaço no servidor, por isso é preciso fazer limpezas nas pastas ou comprar mais espaço para armazenamento.

Qual protocolo usar?

A escolha do protocolo ideal depende das necessidades de cada usuário ou empresa.  O POP3 se popularizou em tempos pré-banda larga, com a possibilidade de ler as mensagens mesmo sem internet. 

A partir da evolução dos serviços de transmissão de dados, o IMAP ganhou terreno, pois garante a praticidade de acesso de qualquer dispositivo. Ou seja, você pode conferir seus e-mails no trabalho, em casa, em trânsito.

Mas para usuários que preferem manter os arquivos das mensagens de e-mail em seu dispositivo ou computador, o POP3 continua uma boa alternativa. Qual é o seu protocolo preferido?

Agora que você já sabe detalhes sobre segurança, pode conferir também tudo sobre e-mail marketing.