Os benefícios e melhores maneiras de usar o cashback

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O termo “cashback” está cada vez mais popularizado no varejo nacional. Mas você sabe quais os benefícios e melhores maneiras de usar o cashback na sua empresa?

Esse modelo de negócio, no qual o cliente recebe de volta uma porcentagem do valor da compra, tem sido um importante diferencial competitivo no e-commerce, em um cenário de muita concorrência e maior exigência por parte do consumidor.

Um levantamento realizado em 2021 pela plataforma de descontos Cuponomia mostrou que estratégias com cupons de desconto on-line e cashback geraram mais de R$ 10 bilhões de vendas no comércio eletrônico brasileiro. O setor pet foi o que teve o maior aumento nas vendas, atingindo acréscimo de 200%!

Outra pesquisa, a Global Cashback Report, apontou que os programas de fidelidade que ofereceram cashback como benefício aos seus clientes tiveram um crescimento de mais de três vezes em suas taxas de conversão.

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização também destacou em estudo que 55% dos clientes disseram que dão preferência para compras que oferecem o benefício de cashback.

É algo que cresce a cada dia, muito em razão das inúmeras vantagens oferecidas para vendedores e compradores.


Benefícios do cashback para o lojista

– Mais visibilidade para a loja;

– Atração de novos clientes;

Fidelização;

– Crescimento das vendas.

Para o cliente, o sistema de cashback traz, além da economia em si, uma melhoria da experiência de compra, pois ele tem mais liberdade para usar o desconto como desejar.

O bônus oferecido também costuma proporcionar um vínculo mais duradouro entre consumidor e uma marca, gerando fortalecimento da reputação e credibilidade, além de impactar indicadores como valor do ticket médio e lifetime value.

Como implantar o cashback no seu negócio

Datas comemorativas de grande apelo de consumo, como Black Friday, Dia das Mães e Natal, podem ser momentos propícios para implantar uma estratégia de dinheiro de volta.

Alguns cuidados devem ser tomados para que a iniciativa traga bons resultados, entre eles:

– Definir o melhor percentual de recompensa, o que envolve também uma reavaliação da precificação dos seus produtos;

– Avalie como ele afeta o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), já que costuma envolver verba para divulgação;

– Insira o modelo de desconto em uma estratégia mais ampla de marketing, que envolva outras iniciativas;

– Utilize ferramentas tecnológicas para integrar a funcionalidade ao seu e-commerce;

– Defina metas realistas;

Avalie os resultados e peça feedback aos clientes


Nova campanha de cashback da Emanda

Aqui na Emanda, sempre empenhados em aprimorar as funcionalidades da nossa plataforma de e-mail marketing, criamos uma nova campanha, focada em cashback, com desconto para uso na próxima compra.

“Essa campanha é a evolução da ‘Obrigado por comprar’. Antes, na Emanda você já podia enviar um e-mail para o cliente agradecendo pela compra realizada, mas enviar um cupom na mesma campanha não era o ideal, pois o lojista precisava colocar um cupom com validade indeterminada ou ter que ficar alterando esse cupom todo mês na campanha de e-mail marketing e SMS. Pensando em resolver isso, criamos a campanha de cachback”, explica Iuri Moura, CEO da Emanda.

A nova campanha gera cupons 100% automáticos na loja virtual, gerencia o prazo e emite lembretes para os clientes utilizarem o cupom de desconto em um prazo, que pode ser ajustado pelo vendedor.

“A ferramenta evita problemas com cupons usados de maneira aleatória ou equivocada, e permite a geração de relatórios de utilização do cupom, seja pelo cliente ou mesmo se ele enviar para um amigo. O dashboard contém as informações para o lojista acompanhar o andamento de envios e utilização”, afirma Iuri.

Saiba mais neste link:
www.emanda.com.br/blog/cashback-desconto-envie-cupom-de-desconto-para-a-proxima-compra/