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Tendências de tecnologia para o e-commerce em 2023

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Estar de olho nas principais tendências de tecnologia para o e-commerce é uma maneira de conseguir vantagens competitivas no mercado. Essas ferramentas inovadoras trazem praticidade, segurança e economia para os clientes, proporcionando uma melhor experiência de compra e, consequentemente, estreitando o relacionamento com a sua marca.

Confira algumas inovações tecnológicas que são tendência em 2023: 

Realidade Aumentada

Por meio de aplicativos, o cliente pode experimentar, mesmo a distância, produtos oferecidos na loja. O provador virtual é um parâmetro para analisar itens como roupas, calçados, óculos e jóias, entre outros. Até maquiagens – como bases, batons e sombras – podem ser experimentadas em uma determinada tonalidade de pele, por exemplo.

A realidade aumentada permite ainda a visualização de objetos de decoração e móveis em determinado ambiente. Assim, a chance de concretização da compra aumenta, assim como diminui consideravelmente a hipótese de necessidade de troca e gastos extras com logística reversa. 

Compras por voz

O voice commerce vem avançando com a popularização de assistentes virtuais como Alexa e Google Assistant, que podem ser usados para a compra de produtos e serviços online.

Preparar o site para uma navegação fluida por meio dos assistentes virtuais e investir em práticas de marketing digital como o SEO, para garantir um bom posicionamento em mecanismos de pesquisa por voz, é algo ainda incipiente, mas com grande potencial. 

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Atendimento automatizado

Fornecer respostas rápidas no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é um dos grandes desafios do e-commerce. Principalmente em períodos de pico de demanda, como na proximidade de datas comemorativas, é importante não deixar os clientes na mão.

O atendimento automatizado por chatbots pode ser configurado de maneira detalhada para inúmeras respostas e dúvidas mais frequentes. Ele é uma ferramenta útil para desafogar o setor de atendimento, mas lembre-se sempre que ele é apenas uma primeira maneira de ajudar o cliente. É preciso estar sempre a postos para resolver os problemas de forma dinâmica e antecipar os desejos do cliente. Por isso, preste atenção no próximo tópico.

Inteligência artificial e Big Data para personalização

Assim como acabamos de ver que o atendimento automatizado pode agilizar o retorno para os clientes, é necessário ter em mente que conhecer as preferências do seu consumidor é uma tarefa imprescindível. 

Respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e tendo uma política de privacidade clara, você pode obter a permissão para realizar enquetes, avaliações e acompanhar a jornada de compra, podendo formatar uma estratégia personalizada, que certamente chamará a atenção e fará o cliente se sentir valorizado.

Com ferramentas de análises de indicadores, é possível identificar hábitos de consumo e preferências dos consumidores. A Emanda se destaca nesse quesito, oferecendo relatórios detalhados a partir de dados concretos que podem guiar a tomada de decisões. Eles são gerados em tempo real, a partir de métricas como taxa de abertura e conversão.

Criação automática de campanhas 

Rapidez, facilidade e segurança. Esses são os principais benefícios de adotar tecnologia para criação de campanhas automáticas. A plataforma da Emanda, por exemplo, permite que o lojista conecte seu e-commerce e faça integração automática com a base de clientes da loja.

A partir daí, é só criar campanhas customizadas que incluem texto, layout e segmentação de clientes, com envios de 2.000 a 200.000 mensagens por mês.

Gostou das dicas? Em qual patamar o seu negócio está em termos de tecnologia?