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Você sabe quanto custa o seu Cliente? Como calcular o CAC

Com a necessidade de investir em Mídia Digital cada vez maior, entenda como é importante calcular o CAC (Custo de Aquisição do Cliente), melhor dizendo, quanto custa o seu cliente.

Primeiro, quem está escrevendo hoje é Iuri Moura, fundador da Emanda, e vou abrir um caso real que aconteceu enquanto eu era gerente de loja virtual.

Primeiro erro que tive, muito grave, eu apostei tudo em Google Shopping, e quando eu falo tudo, é tudo mesmo! Mais de 15 mil reais de investimento em mídia e 90% em Google Shopping e Google ads.

Deu resultado? Deu, conseguimos vender, porém, a venda ficou cara, vou explicar melhor.

Primeiro eu quero compartilhar com você algo que demorei para conhecer o famoso CAC – Custo de Aquisição do Cliente.

Essa conta simples, que ajuda a gente a entender muito bem se a nossa campanha é saudável, vamos lá, por partes, primeiro:

Quanto custa o CAC?

Vamos calcular o CAC:

Investimento: 15 Mil Reais;

Valor Vendido: 65 Mil Reais;

Ticket Médio: 195 Reais;

Pedidos: 333 (Pedidos únicos, clientes únicos.)

Se a gente parar aí e calcular o ROI vamos ter um ROI DE 4,33, o que é bom! Porém, vamos mais a fundo.

Dividindo R$ 15.000 (que foi meu investimento) por 333 pedidos (que foi o número de clientes que compraram comigo), meu Custo de Aquisição foi de R$ 45 em média.

CAC: R$ 45

Com o valor do Custo de Aquisição do cliente em mãos, sendo ele 23% do valor da minha venda, você consegue entender como ele ficou caro?

Nem comentei aqui das taxas do ecommerce, problemas de logística, custo de funcionário, imposto etc.

Se esse cliente compra comigo apenas uma vez no Ano, a minha conta não fecha.

Imagina se para toda venda que eu for fazer, eu tenha que gastar 25% do ticket médio.

Para melhorar esse número, eu preciso trazer esse cliente para dentro da loja novamente, de forma mais barata.

E é isso que é chamado de LTV – Lifetime Value, que significa, o valor de receita que o cliente te gera, depois que deixou de ser lead e virou cliente.

Como reverter esse Erro

Depois de ver como calcular o CAC, vamos mostrar como melhorar o CAC

Desconto para comprar em até 30 Dias:

Agora você deve estar me achando louco né, acabei de falar que você gastou muito e vai dar desconto? Sim!

Vamos as contas, se você manda um cupom de 10% de desconto, o cliente faz uma nova compra no valor de R$ 190 em sua loja, você investiu R$ 19,90 para ele retornar.

R$ 19,90 (investimento do cupom) + R$ 45 = R$ 64,90 (CAC final);

Valor que o cliente comprou com você R$ 195 + R$ 190 = R$ 385,00

Seu CAC já não representa mais 23% do valor da compra, ele caiu para 16% (64,90/385*100)

Esse desconto você pode:

  • Mandar num Flyer dentro do pacote de pedido;
  • Enviar um e-mail depois que confirmar a entrega;
  • Ligar para o cliente (se for possível).

Comunicação Frequente

Não lembra do cliente só na compra não, investe em mensagens para ficar sempre fresco na cabeça do seu cliente que você existe.

E não precisa quebrar a cabeça para isso não, um simples e-mail de Veja o que chegou em nossa loja já te ajuda e muito, e se você utilizar a Emanda então, não vai ter trabalho nenhum.

Cliente que não compra a X meses

Lembra que é importante o cliente ficar ativo com você?
Ótimo, então pense em alguma ação de desconto para ele voltar a comprar depois de alguns meses.

Alguns segmentos o cliente não vai comprar mensalmente, então vale a pena pensar em ações pontuais no momento que o cliente estiver precisando.

Por exemplo, Calçados, o cliente tem costume de comprar de 3 em 3 meses, então é importante aparecer nesse momento para o cliente lembrar de você.

Conclusão

Espero que esse e-mail te ajude a pensar um pouco sobre suas campanhas de marketing digital, é muito importante você não se prender apenas a uma mídia.

Procure diversificar, e claro, pode contar com a Emanda sempre que precisar!

O que achou da dica? Me manda um email se precisar de ajuda!

Abraços.

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