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Boas práticas para ter sucesso em marketplace

Os marketplaces são plataformas muito procuradas pelos proprietários de lojas virtuais. Afinal, esses espaços disponibilizados por grandes varejistas para venda de produtos de outros lojistas têm grande visibilidade como um de seus trunfos.

No caso de quem está dando os primeiros passos no e-commerce, o marketplace também pode trazer mais segurança, com seus protocolos, e ajudar o negócio a conquistar clientes de forma mais rápida.

Mas apesar de muitas vantagens, para usar essa vitrine é preciso um esforço maior para se destacar frente à concorrência, com tantas lojas anunciando simultaneamente.

Você já conferiu aqui no blog o que é e quais as vantagens de fazer parte de um marketplace, e agora vamos aprofundar as dicas de boas práticas para ter sucesso no marketplace.

A escolha do marketplace

Faça parceria com alguma plataforma que seja relevante para o seu segmento. Pesquise bastante, avalie as taxas cobradas por cada uma delas e o perfil do público que atingem, além de detalhes como o suporte oferecido e a reputação dos sites.

Categorização 

Faça a categorização de seus itens de forma inteligente. Muitos clientes iniciam suas buscas de produtos por categorias. Ao dedicar atenção a esse detalhe, a chance de visita será muito maior (o próprio marketplace passa a recomendar seus produtos quando os clientes selecionam itens semelhantes ou complementares de outras lojas virtuais inseridas na plataforma).

Descrição dos produtos

Crie descrições claras e completas dos produtos, e ao mesmo tempo marcantes, destacando os diferenciais e características técnicas importantes (a ideia é que não fiquem dúvidas para o cliente, para facilitar a decisão de compra).

Regras

Siga as normas do marketplace, observe as maneiras de obter mais destaque, assim como agir para evitar punições.

Frete

Disponibilize opções de frete grátis ou econômico, nas compras acima de determinado valor ou quantidade de itens. O prazo de entrega também é um ponto importante para convencer os compradores.

Imagens

Use fotos com boa definição e, se for o caso, também em quantidade, para mostrar todos os ângulos de um calçado ou de um móvel, por exemplo.

Preço

Precifique com exatidão, tendo itens com valores atrativos, mas que garantam bom retorno (o monitoramento dos preços dos concorrentes é fundamental).

SAC

Tenha um atendimento de excelência, com respostas rápidas e assertivas. Atenção especial ao pós-venda, com regras claras sobre o processo de devolução de produtos.

Experiência de Compra

Ofereça uma jornada de compra única para o cliente. O primeiro contato pode ser pelo marketplace, mas esse é apenas o passo inicial para fidelizá-lo. Encante e conquiste pelos seus diferenciais.

Avaliações

Incentive seus clientes a avaliarem seus produtos e serviços, reforçando sua reputação. A maioria dos consumidores pesquisa avaliações prévias antes de decidir pela compra.

Campanhas

Faça campanhas especiais em datas comemorativas e períodos promocionais tradicionais, como Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, etc.

Aqui na Emanda, temos uma ferramenta eficiente – e muito simples de utilizar – para a criação de campanhas e envio de e-mail marketing. Com investimento a partir de R$ 59,99, em poucos minutos o lojista consegue conectar seu e-commerce à Emanda e fazer a integração automática com a base de clientes da loja, possibilitando a criação de campanhas que incluem com texto, layout e segmentação de clientes –, mas também podem ser personalizadas.

Quando elas começam a rodar, são gerados relatórios em tempo real com métricas como taxa de abertura e conversão. Saiba mais em www.emanda.com.br