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Metas para 2023: como bombar com o e-mail marketing? Descubra as 12 melhores práticas

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Mais um início de ano, e uma coisa é certa: o e-mail marketing continuará sendo uma estratégia importante, com ótimo custo-benefício para divulgar o seu e-commerce. Mas o que fazer para bombar com o e-mail marketing em 2023?

Descubra agora as 12 melhores práticas:

Não compre listas de contatos

Essas listas contêm muitos endereços inválidos e os provedores de email podem considerar sua mensagem um SPAM, fazendo com que a reputação do seu domínio seja abalada.

Tenha permissão para enviar as mensagens

É bem chato receber um e-mail sobre algum assunto sobre o qual não temos qualquer interesse, não é mesmo? Então, procure enviar mensagens para pessoas já cadastradas e que tenham dado autorização para esse contato. Elas são seus clientes ou leads, então a chance de abertura de e-mail e engajamento é muito maior.

Crie um título chamativo e atraente

Com tantas mensagens chegando à caixa de entrada, é preciso chamar a atenção para que o cliente se interesse em abrir o e-mail. Seja claro, criativo e tente fazer textos curtos, de até cerca de 40 caracteres, que é um bom tamanho para dispositivos móveis. 

Ofereça conteúdo relevante

Páginas em mídias sociais e blogs são ótimas maneiras de criar uma relação com o cliente. Procure oferecer conteúdo original e frequente, para que a visita aos seus canais se torne uma rotina.

Use imagens, GIFs e emojis

Eles tornam a mensagem mais atrativa, amigável e pessoal.

Personalize os e-mails

Mensagens padronizadas não têm a força de um e-mail assinado por alguém da empresa, por exemplo. Isso gera um vínculo maior e mostra que o seu negócio se importa com o cliente, além de abrir um canal para resposta direta e personalizada.

Use um CTA

O call-to-action (na tradução, “chamada para ação”) é importante para incentivar os leads a fazerem o que você planejou, seja uma campanha, a utilização de um desconto, acesso a algum material interessante ou participação em uma promoção.

Segmente os destinatários

Procure focar em quem realmente terá interesse no conteúdo. A segmentação pode ser por faixa etária, sexo, localidade, profissão, etc.

Evite anexos

Anexar arquivos é uma prática mal vista pelos provedores, que podem confundir a mensagem com um vírus e encaminhá-lo para a pasta de SPAM. Se for necessário o anexo, a melhor maneira é hospedar o arquivo no servidor do seu site ou utilizando um serviço de nuvem, utilizando o link em que o arquivo aparece no corpo do seu email.

Teste antes de enviar

Use e abuse dos testes A/B, para avaliar diferentes elementos do conteúdo da mensagem, como imagens, botões, fontes e layout. Também vale a pena testar o envio em diferentes horários, para analisar em quais há mais engajamento.

Não exagere na frequência de envio

Descubra qual a periodicidade ideal e informe seu público de maneira clara sobre ela. Não existe uma regra, pois dependendo do perfil, podem ser mensagens mensais, semanais ou até mesmo algumas vezes por semana. É simpático também oferecer a opção para cancelamento da inscrição.

Monitore os resultados

Métricas como a taxa de abertura de e-mail, inativação da lista, taxa de cliques (CTR) e taxa de crescimento da lista podem indicar caminhos para melhorias em campanhas de e-mail marketing.

Campanhas automáticas

Muitas ferramentas disponíveis no mercado facilitam o trabalho de preparar e enviar o e-mail marketing para os clientes.

A Emanda auxilia o CRM (Customer Relationship Management) e engajamento dos clientes. Em menos de 10 minutos, o lojista conecta seu e-commerce e pode enviar mensagens com campanhas personalizadas, que chegam para o público ideal, no tempo ideal.  

Nós disponibilizamos um período de 15 dias de teste grátis, no qual podem ser enviadas até 2.000 mensagens de e-mail marketing. Saiba mais em www.emanda.com.br