You are currently viewing O guia definitivo do SEO: como o e-mail marketing pode ajudar no SEO

O guia definitivo do SEO: como o e-mail marketing pode ajudar no SEO

Você sabia que o e-mail marketing é uma alternativa barata e eficaz para ajudar no SEO do seu e-commerce? 

Você tem acompanhado algumas dicas sobre otimização de sites para mecanismos de busca no nosso Guia Definitivo do SEO. Recapitulando: no primeiro texto, explicamos em detalhes o que é SEO, quais as principais ações a serem feitas para colocá-lo em prática, mostramos o algoritmo do Google e como monitorar os resultados.

No conteúdo seguinte, o enfoque foi nas ferramentas que podem ajudar a realizar o SEO, desde a estruturação da página à busca por palavras-chave e análise de desempenho.

Também abordamos os quatro principais tipos de comportamento de compra (habitual, complexa, com dissonância cognitiva reduzida e em busca de variedade) e demos dicas de como lidar com cada uma delas para aprimorar as vendas e o relacionamento com seus clientes. 

E agora vamos falar sobre os benefícios do e-mail marketing para a colocação de uma tática de SEO em ação.

O papel do e-mail marketing nos acessos ao site

Ao criar uma mensagem para ser enviado como e-mail marketing, como uma newsletter, é possível incluir links que direcionam os usuários para o seu e-commerce. Com esses links externos, a página tem um acréscimo no tráfego, aumentando sua popularidade e relevância.

Uma dica é criar no seu site ou blog uma área com o conteúdo enviado previamente por e-mail. Dessa forma, seu endereço passa a ter mais páginas com possibilidade de indexação pelos buscadores.

Outras ações importantes são:

  • obter a permissão do destinatário para enviar as mensagens; 
  • oferecer conteúdo relevante; 
  • personalizar a mensagem; 
  • segmentar o público; 
  • fazer testes; 
  • monitorar os resultados. 

Aqui no blog demos essas e outras orientações em um texto especial sobre as melhores práticas em e-mail marketing.

“Sabemos que a rotina de um empreendedor à frente de um e-commerce envolve uma série de desafios, entre eles o CRM (Customer Relationship Management). Foi daí que surgiu a ideia de oferecer uma solução que facilitasse o processo, com um bom custo-benefício e resultados concretos em pouco tempo. O e-mail marketing comprovadamente é uma ferramenta de grande alcance e relevância, que complementa uma estratégia eficiente de marketing focada em SEO, e a Emanda está empenhada em torná-la cada vez mais acessível e prática”, afirma Iuri Moura, CEO da Emanda.

A startup oferece solução com a qual o lojista consegue conectar seu e-commerce à Emanda e fazer a integração automática com a base de clientes da loja, possibilitando a criação de campanhas que incluem com texto, layout e segmentação de clientes –, mas que também podem ser personalizadas. Com elas em ação, são gerados relatórios em tempo real com métricas como taxa de abertura e conversão.

SEO ajudando o e-mail marketing

Conferimos como o e-mail marketing pode auxiliar os resultados de SEO, mas sabia que essa dobradinha funciona em uma mão dupla? 

Sim, uma estratégia de SEO bem executada aumenta a audiência da sua campanha e as possibilidades de conversão, com o benefício de trazer novos leads para a lista de contatos.

Um bom caminho é criar uma página específica para cadastro dos clientes.

Já está pronto para implantar ou aperfeiçoar sua tática de SEO e aproveitar as vantagens do e-mail marketing?