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O guia definitivo do SEO: tudo o que você precisa saber

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Você conhece o SEO (Search Engine Optimization) e os benefícios que ele pode trazer para o seu e-commerce? Confira a partir de hoje, no nosso Guia Definitivo do SEO, tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia.

Para começar, podemos definir as práticas de SEO como uma forma de otimização de sites, com o objetivo de aumentar os acessos da sua página na internet – e, consequentemente, suas vendas – a partir de técnicas que permitem que ela melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, em especial do Google.

Essa estratégia começa a ser aplicada no desenvolvimento do site, com o programador e o administrador utilizando princípios de SEO para criar a página e melhorar as condições de otimização interna.

Com o site pronto, o SEO é uma das ferramentas mais importantes no planejamento do marketing digital. E envolve uma série de ações, que buscam aumentar a autoridade, relevância e confiança da sua página. Saiba mais sobre elas agora.

Pesquisas de palavras-chave

Definir as key words de seu negócio é uma das primeiras etapas do planejamento de marketing focado em SEO. Esses termos servirão para atrair mais tráfego para páginas do seu site ou blog, aumentando a chance de trazer leads qualificados, que buscam por eles em suas pesquisas.

Link-building

Incluir links de outras páginas, que tenham boa reputação, no conteúdo de suas publicações pode garantir mais autoridade para o seu site.

SEO On Page 

Envolve as melhorias feitas dentro da página, como definição de título usando a palavra-chave escolhida, subtítulos estratégicos, descrições em imagens, definição de URL e inserção de links.

SEO Off Page 

Táticas de SEO que não estão ligadas à atualização ou publicação de conteúdo no seu site. Ou seja, são as menções à sua marca em outras páginas. Assim, os buscadores podem perceber que existem pessoas que confiam e fazem referência ao seu site.

Otimização de conteúdos para SEO

É uma das estratégias importantes do marketing de conteúdo. Geralmente é usada em textos de maior fôlego, como em blogs. Ela envolve a utilização das palavras-chave em títulos e subtítulos; formatação do blog para dispositivos móveis; metadescrição; links internos e atualização e revisão constante de seu conteúdo (Content Pruning), entre outras ações.

O algoritmo do Google

O Google trabalha com um algoritmo para avaliar a relevância dos sites. Ele é atualizado com bastante frequência, o que exige atenção permanente dos profissionais que se dedicam ao SEO. Um dos fatores que sempre é levado em conta é o Page Rank. Estar bem ranqueado representa o aumento no tráfego orgânico, e mais vendas. 

Segundo a empresa, “os algoritmos da busca examinam vários fatores e sinais, como as palavras da consulta, a relevância e usabilidade das páginas, a especialidade das fontes e a localização e configurações do usuário”.

O peso de cada fator depende da natureza do que foi pesquisado. A empresa cita um exemplo: a data de publicação do conteúdo é mais importante em consultas sobre notícias recentes do que em definições do dicionário. Para o Google, cinco aspectos são essenciais: significado, relevância, qualidade, usabilidade e contexto.

Especialistas apontam algumas tendências em alta no momento, como a inteligência artificial, pesquisa por voz e valorização da experiência do usuário (UX), cada vez mais privilegiadas nos critérios do Google.

O que achou das possibilidades que podem ser geradas por um plano de SEO? São muitas, não é mesmo? Na próxima semana, no nosso Guia Definitivo do SEO, vamos falar um pouco sobre as ferramentas disponíveis para te ajudar com o SEO e alavancar o seu site. Não perca!