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Tendências do e-commerce para o segundo semestre de 2023

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Você sabe quais as tendências do e-commerce podem fazer você vender melhor no segundo semestre de 2023? 

Um dos trunfos de um empreendedor é buscar estar sempre por dentro de tudo o que acontece no seu ramo. Para uma loja virtual, então, esse lema ganha ainda mais relevância, já que a internet é um ambiente de mudanças constantes, novas tecnologias e ferramentas surgindo a todo momento. 

Por isso, confira agora algumas dicas do que você precisa estar atento nos próximos meses para ajudar a alavancar suas vendas.

Omnichannel

Mais do que estar presente em diferentes canais, esse conceito envolve uma estratégia integrada que envolve canais de atendimento (e-mail, Whatsapp, mídias sociais, telefone, etc.), precificação inteligente e gestão de estoque, entre outros aspectos.

É preciso dar respostas rápidas e precisas para as demandas dos clientes, definir preços de acordo com cada plataforma (considerando eventuais taxas) e garantir a disponibilidade de seus produtos, com atualização do estoque em tempo real.

Opções variadas de pagamento e frete

Muitas vezes, a tomada de decisão de compra é feita por detalhes, como a forma de pagamento e frete. Por isso, permita que seu cliente faça sua escolha por uma carteira digital, cartão de crédito, PIX ou boleto. 

Em relação ao frete, a opção de entrega rápida ganha cada vez mais força, assim como a gratuidade é sempre um diferencial importante, desde que você calcule bem a viabilidade da iniciativa. 

Tecnologia para melhorar a experiência de compra

Já falamos aqui no blog sobre as tendências de tecnologia para o e-commerce em 2023. Você já experimentou todas elas? 

Realidade aumentada, compras por voz, atendimento automatizado, inteligência artificial, Big Data e criação de campanhas automáticas devem continuar em alta por um bom tempo, e nunca é tarde para começar a aproveitar os benefícios que elas geram para as lojas virtuais.

Cashback e promoções

O modelo no qual o cliente recebe de volta uma porcentagem do valor da compra já caiu no gosto do consumidor brasileiro. Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, 55% das pessoas preferem comprar em lojas que oferecem cashback.

Essa prática oferece benefícios como mais visibilidade para a loja, atração de novos clientes, fidelização, crescimento das vendas e impacto em indicadores como valor do ticket médio e lifetime value.

Outros tipos de promoção, como combos de produtos, desconto progressivo, liquidação relâmpago, oferecimento de brindes e cupons também são sempre chamarizes para alavancar vendas.

Estratégias para e-mail marketing

Sabia que 43% das pessoas abrem e-mail com anúncios de varejistas ao menos uma vez por dia? E que 60% delas realizam compras motivadas pelas mensagens recebidas? É isso que revela uma pesquisa da Digital Commerce 360 e Bizrate Insights, que coloca o e-mail marketing no topo das táticas mais influentes para a decisão de compra.

Dessa forma, sempre vale a pena investir nessa ferramenta, que garante alto ROI (Retorno sobre Investimento), fornece métricas para avaliação de resultados, gera leads, fortalece a conexão com os clientes e permite segmentação e personalização de jornadas.

A Emanda é especialista em e-mail marketing, com campanhas prontas que ajudam a manter o seu cliente cada vez mais engajado com as novidades da sua loja. Entre em contato conosco!