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Nutrição de leads: o caminho para a fidelização

Conquistar e manter um relacionamento com os consumidores que garanta vendas recorrentes são alguns dos principais desafios do e-commerce. Por isso, vamos falar hoje sobre a importância da nutrição de leads como caminho para a fidelização.

Como você já conferiu aqui no blog, os leads são as pessoas que acessam seu site pela primeira vez. A partir do momento que eles interagem, preenchendo um cadastro, enviando uma mensagem ou adicionando itens ao carrinho, eles passam a ser considerados possíveis compradores. No e-commerce, esse é o momento conhecido como geração de leads

A próxima etapa é transformá-los em leads qualificados: aqueles que já passaram por etapas do funil de vendas e realmente estão prontos para a tomada de decisão de compra. E esse processo conta com a fundamental nutrição de leads.

O que é nutrição de leads?

Esse termo é empregado para designar o processo de convencimento do consumidor para fechar uma compra. A ideia é manter um canal de comunicação constante e “alimentá-lo” com conteúdo relevante, de acordo com os interesses captados a partir das informações que ele vai fornecendo.

Um estudo da consultoria Forrester aponta que uma estratégia bem conduzida de nutrição de leads pode aumentar em até 50% a chance de venda, e com o benefício de custar 1/3 a menos do que conquistar um novo contato.

Maneiras de nutrir um lead

O processo de conquista do cliente deve passar por uma estratégia de inbound marketing que inclua uma série de ações, começando por conhecer o melhor possível o cliente e perceber em qual fase do funil – topo (consciência), meio (consideração) ou fundo (decisão) – ele se encontra. 

A partir daí, algumas formas interessantes de cativar o consumidor são:

  • Produção de e-books aprofundando algum tema relacionado (uma loja de roupas, por exemplo, pode oferecer um material especial com as tendências da próxima estação);
  • Realização de eventos como live e webinar;
  • Oferecimento de ferramentas gratuitas para ajudar o consumidor em alguma demanda;
  • Promoções e cupons de desconto;
  • Mostrar cases de sucesso e depoimentos de clientes satisfeitos;
  • Envio de e-mail marketing com conteúdo exclusivo de acordo com os interesses do cliente.

O poder do e-mail marketing para nutrição de leads

Enviar com frequência mensagens para a sua base de leads costuma gerar bons resultados na tarefa de estreitar o relacionamento e deixar a sua marca sempre em evidência.

E o e-mail marketing é uma ferramenta que oferece muitos benefícios: melhor custo-benefício, alta taxa de ROI (Retorno sobre Investimento), métricas para avaliação de resultados (como taxas de conversão, abertura, cliques em links e rejeição de e-mails) e criação de jornadas personalizadas e segmentadas, entre outros.

A Emanda é especialista no assunto! Nossa moderna plataforma possibilita integração automática com a base de clientes da loja virtual e criação de campanhas completas – que podem ser automáticas ou personalizadas –, com investimento a partir de R$ 59,99.

Também disponibilizamos um Lightbox para ajudar a transformar visitantes em leads e aumentar as vendas da sua loja em poucos cliques. Dá para editar, ligar e desligá-lo quando quiser. O Lightbox pode ser configurado com o logo da loja, mensagens inicial e final, além de tela de obrigado.

Crie uma estratégia de nutrição de leads

Para concluir nossas dicas, reforçamos que a nutrição de leads é um processo constante, que deve ser sempre reavaliado e aprimorado.

Um detalhe importante é sempre contar com a permissão dos clientes para o envio das mensagens, respeitando sua privacidade e preferências de maneiras de contato.

Então, está pronto para nutrir seus leads e aumentar as vendas do seu e-commerce?