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Métricas mais importantes para Lojas Virtuais

Confira nesse post quais são as métricas mais importantes para Lojas Virtuais e quais você deve utilizar.

A questão é que muitos dados são gerados, o que, às vezes, pode fazer com que você fique um pouco confuso sobre quais tipos de dados deve analisar.

Se você está aqui, é clara a sua vontade de entender quais as métricas mais importantes para lojas virtuais. Não te culpo, afinal, é analisando essas métricas que você vai conseguir aumentar as vendas e ver o seu negócio crescer com facilidade.

Dito isso, se você realmente quer elevar sua loja virtual para um outro nível, é só continuar a leitura do conteúdo.

5 Métricas mais importantes – e até essenciais – para lojas virtuais

Pode parecer exagero, mas o que você vai ver nas próximas linhas pode ser um verdadeiro divisor de águas na sua vida profissional.

Digo “pode”, pelo simples motivo do seu sucesso depender apenas de você. Afinal, sabendo quais métricas analisar, o poder estará nas suas mãos.

Entendido? Se respondeu um grande e sonoro sim, basta conferir abaixo muito atentamente a lista de métricas.

1. Conversão do tráfego em vendas

Este é um tipo de análise essencial para as lojas virtuais, já que eles ajudam na compreensão do quanto as suas visitas têm convertido

Métricas como essa podem indicar quais pontos estão necessitando de melhorias

Além disso, pode ser que as métricas te mostre algo sobre o período do ano e até mesmo mudanças nas necessidades dos consumidores. Afinal, o ano de 2020 tem nos mostrado o quanto as necessidades dos consumidores podem mudar rapidamente.

É claro que saber os motivos em específico irá necessitar de outros tipos de análises, porém verificar sua taxa de conversão das visitas em vendas é extremamente útil para medir o desenvolvimento do seu Negócio.

Fora que essa taxa, se for muito baixa, provavelmente está indicando que você precisa trabalhar melhor o seu funil de vendas.

Lembrando que uma análise considerando a conversão em vendas pode ter como base meses anteriores, ou mesmo períodos parecidos do ano, para que se compreenda o crescimento ou não das vendas.

2. Pesquisa que não finaliza em compra

Aqui temos uma métrica quase semelhante a anterior, com a diferença de que neste você consegue ver que o consumidor até chegou a fazer seleções de produtos e encher um pouco o carrinho de compra, mas não finalizou.

Este tipo de métrica também pode mostrar que existem pontos a melhorar, como preço dos produtos, por exemplo.

Este tipo de métrica tem que ser analisada mensalmente, e é interessante que você compare mês a mês, testando o que ainda precisa melhorar.

3. Satisfação

Um dos pontos que podem ajudar as lojas virtuais a aumentar as vendas é verificar como está a satisfação dos consumidores, em diversos níveis, como:

  • Variedade dos produtos oferecidos.
  • Preços e promoções.
  • Opções de envio, prazo de entrega, etc.

Mas também em outros setores, que podem ajudar ou comprometer sua atuação, como o atendimento ao consumidor quando ele possui dúvidas, ou mesmo a resolução de problemas que podem surgir durante e após a venda.

Para obter essas medidas você pode solicitar do consumidor uma avaliação do processo, onde ele indica principalmente o que ele gostou, podendo também fazer a avaliação com notas diversificadas.

Uma métrica dessas ajuda principalmente a verificar o que está sendo feito corretamente, e o quanto pequenos ajustes na forma de atuar podem fazer a diferença para o desempenho da sua loja virtual.

4. Insatisfação

Agora, se tem algo que ensina muito a respeito de como está a sua loja, é a análise da insatisfação dos consumidores, já que ela demonstra muito bem tudo aquilo que está sendo feito de errado no seu negócio (do ponto de vista dos clientes, é claro).

Por que sim, a visão do consumidor possui muitas informações que podem te ajudar a melhorar o cotidiano e processos da sua loja, para assim aumentar as vendas e crescer cada vez mais no mercado em que atua.

E o importante aqui é saber receber e analisar bem essas insatisfações, buscando principalmente:

  • Tratar o consumidor com respeito e consideração, usando as reclamações e apontamentos como indicativos de itens a serem melhorados.
  • Identificar os problemas recorrentes e que não haviam sido identificados ou resolvidos até então, como procedimentos mal feitos, colaboradores mal treinados, dentre outros.

Além de ir comparando os níveis de insatisfação dos períodos anteriores, verificando se as ações tomadas estão realmente trazendo resultados e melhorando o desempenho da sua loja online.

5. Custo para conquistar novos clientes

Já essa é uma métrica extremamente importante para verificar principalmente os seus investimentos no setor de Marketing Digital.

Mesmo com as tecnologias atuais, conquistar consumidores ainda é algo caro, já que o processo depende de muitas atividades e procedimentos

Importante aqui é você verificar principalmente dois pontos:

  • Se você está investindo o suficiente ou não.
  • Se o que você está investindo está realmente te ajudando a aumentar as vendas.

Esse tipo de análise pode levar um tempo para ser bem formalizada, e que diversos trabalhos envolvendo a criação de campanhas de propaganda deverão ser organizadas até você ter dados suficientes.

Só que você ainda pode analisar o desempenho campanha a campanha, e identificar quais alterações deram certo.

Para finalizar, vale dizer que se você quiser fazer com que os seus clientes, que muito provavelmente custaram bastante para serem conquistados, voltem a comprar na sua empresa, conte com a Emanda.

Nós, da Emanda, contamos com várias soluções. Se você está, no mínimo, curioso para entender melhor sobre o assunto, é só conferir o próximo tópico.

A Emanda é a melhor opção para o seu negócio, sabia?

Talvez, depois de ler esse título, você pense algo, como: “ué, como é que você sabe que essa empresa é a melhor opção para mim?”

É simples: se você está aqui interessado em descobrir quais as métricas mais importantes para lojas virtuais, nós, da Emanda, não só podemos te ajudar, como somos a melhor opção para o seu negócio.

Nós, da Emanda, nascemos da dificuldade de criar campanhas de e-mail marketing.

É uma tarefa essencial para o faturamento de qualquer empresa, mas, para nós, a criação de e-mails acabava sendo algo custoso. Ou seja, quando não era esquecido, não “acertávamos” no produto.

Para resolver essa questão, criamos a Ema, nosso robô que faz o trabalho pesado, criando campanhas de e-mail de forma automática.

A Ema nos ajuda muito, e pode, com toda certeza, ajudar você também. Afinal, com ela você consegue reunir todas as informações da sua empresa, entende como o seu cliente se comporta e tem acesso a três campanhas automáticas da Emanda.

O melhor é que você pode contar com tudo isso por um valor super acessível.

Entre em contato conosco e dê o primeiro passo para facilitar, de um vez por todas, as suas campanhas de e-mail.

Conclusão: Faça da sua loja virtual o sucesso que você sempre sonhou!

Já que a concorrência é grande e que agora os consumidores são muito mais conscientes sobre o que desejam consumir, você precisa estar preparado para garantir o destaque que sonha.

Você sabe quais são as métricas mais importantes para lojas virtuais, então, é só analisar e aperfeiçoar o que precisa. Neste caso, ver as vendas aumentando é só uma questão de tempo.

Para finalizar o conteúdo com chave de ouro, não posso deixar de dizer que se você quiser contar com nossa ajuda para trilhar o melhor caminho para o seu negócio, é só entrar em contato.