You are currently viewing Grande Área: as estratégias para um jogo perfeito no e-commerce

Grande Área: as estratégias para um jogo perfeito no e-commerce

  • Post author:
  • Post category:Ecommerce

O técnico espanhol Pepe Guardiola não revolucionou apenas o futebol mundial. Ele também transformou a história de uma pequena editora, criada em 2015 em Campinas (SP), a partir da ideia de um grupo de amigos que queria trazer para o país livros relevantes sobre o esporte.

Isso mesmo: a editora Grande Área foi quem lançou a obra “Guardiola Confidencial” para o mercado nacional e, a partir do sucesso da primeira experiência – que vendeu de cara todos os 2.500 exemplares e agora, na 8ª edição, superou os 30 mil livros vendidos –, investiu em um catálogo especial que já conta com 20 títulos.

Bruno Giovanni, gerente comercial da editora Grande Área, lembra que no primeiro evento de divulgação, realizado no Museu do Futebol, em São Paulo, o grupo ainda nem tinha um site próprio para a venda e os títulos seguintes, “Mourinho Rockstar” e “Soccer: Sucesso em Seattle”, ainda foram comercializados a partir de plataformas parceiras.

A obra “Gol da Alemanha” foi a primeira a ser vendida no próprio e-commerce da Grande Área, marcando mais uma etapa do crescimento. Na época da pandemia, a editora teve outro grande teste, mas com criatividade e uma parceria bem-sucedida com os clientes, consolidou sua trajetória de sucesso. 

“Ficamos preocupados, mas logo percebemos que com as pessoas mais em casa, elas poderiam dedicar mais tempo à leitura. Resolvemos lançar a campanha ‘Ajude a Grande Área’, oferecendo descontos de 50% durante quatro dias. No período, vendemos 6.000 exemplares. Foi o estopim para perceber que continuaríamos bem no mercado”, afirma Giovanni.

Essa experiência rendeu até homenagem aos compradores, citados nominalmente na edição de “Forasteiros”, a obra seguinte do catálogo, e esse público continuou a ser brindado com lançamentos como “A Virtude da Loucura: A Vida de Marcelo Bielsa”, “Doutor Sócrates: A Biografia” e os livros temáticos sobre a Copa do Mundo, lançados no ano passado, com grande êxito.

Parceria com a Emanda

O crescimento da editora Grande Área fez com que a empresa buscasse parceiros para ampliar suas possibilidades no mercado, e a solução da Emanda para criação e disparo de e-mail marketing foi um dos acréscimos recentes.

“Recebemos a indicação de um parceiro e procuramos a Emanda, pois queríamos fazer mais campanhas de descontos, com benefícios para os aniversariantes do mês. Ativamos as primeiras e vimos que toda semana chegam pedidos. Os relatórios mostram que estamos no caminho certo. Dos 2.400 envios, 98% foram entregues, 35% abertos e 28% clicados, com um bom retorno em vendas. A ideia agora é ter um pacote maior com a Emanda, para cobrir o nosso mailing de 20 mil pessoas. Estamos animados com os resultados”, diz Giovanni.

Para ele, um dos diferenciais da Emanda é o atendimento. “Gosto de frisar isso. Como não sou da área de tecnologia, às vezes tenho dúvidas e a Emanda dá um suporte muito legal”, comentou o gerente comercial, ressaltando a transformação pela qual a Grande Área vem passando.

“Até 2021, o estoque da editora ficava na minha casa, era eu que levava os livros para o correio. A partir dali, iniciamos parceria com uma logística específica de livros, integrada ao site”, lembra Giovanni, que contou a história como palestrante no evento “Vozes do E-commerce”, realizado no ano passado.

Além das campanhas criadas e ativadas pela plataforma da Emanda, a editora aposta em outras estratégias de marketing, como o Clube Grande Área, no qual, a partir de uma inscrição gratuita, os leitores têm benefícios com o cupom de desconto vitalício, conteúdos exclusivos por e-mail, novidades em primeira mão e sorteios de livros.

Para este ano, Giovanni revela que o foco é participar de feiras e eventos literários e esportivos, e que a editora prepara mais um grande lançamento de um personagem marcante do futebol internacional. Então, fique de olho e não perca as novidades da Grande Área!

Editora Grande Área

Site: www.editoragrandearea.com.br

Vendas: www.lojadagrandearea.com.br

BOX

Os mais vendidos da editora Grande Área

1- Guardiola Confidencial (Martí Perarnau)

2- A Pirâmide Invertida (Jonathan Wilson)

3- Klopp (Raphael Honigstein)

4- Pep Guardiola – A Evolução (Martí Perarnau)

5- Liderança Tranquila (Carlo Ancelotti)