You are currently viewing Dia dos Pais: oportunidades para o e-commerce

Dia dos Pais: oportunidades para o e-commerce

  • Post author:
  • Post category:Ecommerce

O Dia dos Pais (13 de agosto) já está no radar do varejo. E você, está preparando o seu e-commerce para aproveitar as oportunidades do momento?

Em 2022, as vendas na semana do Dia dos Pais (8 a 14 de agosto) tiveram alta de 11,7% na comparação com o mesmo período de 2021, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). E o e-commerce foi o grande destaque, com aumento de 33%, contra acréscimo de 9,2% das lojas físicas.

Segundo o levantamento, as categorias mais populares na data foram Cosméticos e Higiene Pessoal; Óticas e Joalherias; Vestuário; Livrarias, Papelarias e afins; e Varejo Alimentício. A tendência é que elas continuem em alta em 2023.

Outra pesquisa, da Neotrust, apontou que o Dia dos Pais movimentou R$ 5,9 bilhões de faturamento para o e-commerce e lojas físicas em 2002, com um tíquete médio de R$ 425,32. 

Então, é hora de focar no que pode ser feito agora para conseguir impulsionar as vendas. Confira algumas dicas:

Saiba quem é seu público

No Dia dos Pais, as compras são feitas pelos filhos, parceiros e esposas do presenteado. Então, apesar da busca ser por itens que interessem ao público masculino, é preciso chamar a atenção de quem vai realizar a compra. Quem tem um cadastro atualizado dos clientes sai na frente para criar conteúdos segmentados.

Ofereça boas condições de pagamento e frete

Variedade de meios de pagamento, parcelamento e desconto no pagamento à vista são atrativos que sempre aumentam a chance de concretização da compra. E o frete também pode ser fator primordial, por isso, tente oferecer descontos e avalie a possibilidade de oferecer frete grátis em compras com valores mais elevados. A entrega rápida é outro diferencial relevante. 

Monte kits personalizados

Nas datas comemorativas, eles sempre fazem sucesso e são uma ótima maneira de aumentar o tíquete médio! Então, revire o seu estoque para montar opções para o papai aventureiro, intelectual, esportista, gourmet, geek, high tech, viajante, etc.

Crie uma campanha especial

Deixe seu site com cara de festa! Coloque banners mostrando os itens e condições especiais para o Dia dos Pais. E não se esqueça de enviar, desde semanas antes do dia 13 de agosto, e-mails destacando a campanha do Dia dos Pais. A Emanda pode te ajudar com campanhas prontinhas, com textos e layout, que serão enviadas para o público certo, no momento certo.

Aproveite o pós-venda para fidelizar

Datas como o Dia dos Pais têm uma característica interessante: como quem compra os produtos tem a intenção de presentear, também pode ser conquistado e voltar ao e-commerce para fazer compras para si mesmo no futuro.

Por isso, uma boa experiência pode garantir a fidelização, e um dos pontos importantes é caprichar no pós-venda, para que sua loja continue na lembrança do cliente. Você pode enviar e-mail marketing com descontos para próximas compras e mensagens de agradecimento, por exemplo.

Gostou das dicas? 

Não esqueça também daquelas ações básicas antes de qualquer data comemorativa: teste o site para garantir que ele está funcionando perfeitamente e conseguirá receber um número de acessos mais elevado; atualize o estoque e esteja pronto para uma demanda maior de certos itens; se prepare para fazer um atendimento eficiente; capriche na divulgação pelas mídias sociais; pesquisa a concorrência para poder definir uma precificação atraente e oferecer diferenciais na experiência de compra.