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Como vender produtos para as Festas de Fim de Ano?

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O Natal e o Ano Novo movimentam o varejo. E dois segmentos têm neste período do ano uma oportunidade grande de aumentar o faturamento: roupas e acessórios para casa. Mas como vender produtos para as festas de fim de ano de forma eficiente e lucrativa?

Pesquisas apontam que a categoria “moda e acessórios” está no topo da lista de intenção de vendas para o Natal, com 49%. “Casa e decoração” vem logo depois, com 30%, atrás de “Beleza e Cosméticos”.

Ou seja, itens como roupas e acessórios para casa são alguns dos mais populares nesta época de festas. A procura pelo look especial para usar nas festas e pelos objetos para a decoração e para a mesa de Natal e Réveillon esquenta no período.

Dicas para vender mais no Natal

  • Conheça seu público-alvo: aproveite sua base de dados para avaliar os tipos de produtos adquiridos em outras oportunidades e hábitos de consumo de seus clientes;
  • Analise a concorrência: observe o que as lojas virtuais que disputam o mesmo público que você têm feito em termos de divulgação em mídias sociais, preços e produtos oferecidos;
  • Valorize o custo-benefício dos produtos: capriche na descrição das peças, mostrando que além de um bom preço, elas podem ser usadas em ocasiões variadas e possuem múltiplas funções, se for o caso;
  • Use imagens de qualidade para mostrar seus produtos: uma boa foto pode encantar o cliente e ser decisiva na decisão de compra;
  • Divulgue ofertas em contagem regressiva: essa estratégia aguça a curiosidade. Você pode promover ofertas diárias em dezembro, por tempo limitado, criando uma sensação de urgência; 
  • Ofereça condições de pagamento variadas: segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas, os métodos preferidos de pagamento nas compras de Natal são cartão de crédito parcelado (45%) e PIX (42%), mas é importante oferecer outras possibilidades, como cartão de débito, boleto bancário e carteiras digitais. Não precisam ser todos, mas a experiência de outras datas pode indicar os mais importantes para o seu público; 
  • Conceda benefícios no frete: gratuidade no frete a partir de determinado valor ou quantidade de produtos é um grande diferencial competitivo às vésperas do Natal;
  • Ofereça cashback e cupons de desconto: pesquisas apontam que esses benefícios são poderosos para a fidelização;
  • Monte combos de produtos: aproveite para fazer girar o estoque, principalmente incluindo produtos que têm menos saída e itens mais caros, que também não são tão procurados durante o ano.

E-mail marketing faz a diferença

Essa ferramenta garante um dos maiores ROI (Return on Investment) do mercado e é utilizada por mais de 70% das empresas brasileiras.

O e-mail marketing tem o poder de converter leads obtidos em outras datas a partir de mensagens promocionais. Além disso, tem um custo bem acessível e pode ser disparado de forma simples e rápida.

A solução oferecida aqui na Emanda, por exemplo, auxilia o CRM (Customer Relationship Management) e o engajamento dos clientes. Em menos de 10 minutos, o lojista conecta seu e-commerce à Emanda e consegue enviar mensagens com campanhas personalizadas, que chegam para o público ideal, no tempo ideal.  

Ao fazer o cadastro na plataforma, a integração com a base de clientes da loja é automática. Depois é só escolher o tipo de campanha, que é criada imediatamente pela Emanda – com texto, layout e segmentação –, mas também pode ser personalizada pelo cliente. 

Fique atento ao pós-venda

Após a correria do período de vendas para as festas de final de ano, não se esqueça de dar uma atenção especial ao pós-venda. As tradicionais trocas natalinas podem se tornar novas oportunidades de venda de roupas e acessórios para a casa.

  • Tenha uma política de trocas e devoluções clara; 
  • Aproveite para oferecer opções como vale-compras em um pedido de estorno em caso de desistência; 
  • Invista em uma logística reversa eficiente e mantenha sua equipe preparada para atendimento rápido e atencioso. 

Com isso, as chances de fidelizar os clientes aumentam consideravelmente, já preparando seu e-commerce para as próximas datas comemorativas.