You are currently viewing Black Friday 2023: já é hora do planejamento

Black Friday 2023: já é hora do planejamento

A Black Friday 2023 está marcada para 24 de novembro, mas para o e-commerce, essa importante data do calendário do varejo já precisa estar sendo planejada com carinho.

Em 2022 a Black Friday decepcionou um pouco, com um balanço abaixo do esperado pelo mercado. A Copa do Mundo fora de época, as eleições e conjunturas econômicas instáveis foram alguns dos motivos apontados para que as vendas ficassem aquém da expectativa.

Mas apesar do desempenho geral ruim, a Black Friday 2022 também trouxe boas notícias: o faturamento bruto acumulado nos sete dias anteriores à Black Friday teve crescimento de 8%, segundo pesquisa da NielsenIQEbit.

E para 2023 o mercado espera uma retomada no interesse pela data de descontos, então é hora de acelerar os preparativos. Confira a partir de agora 5 dicas para ter sucesso.

5 dicas para ter sucesso na Black Friday 2023

Acerte a precificação

Quais produtos devo colocar em promoção durante a Black Friday? Essa dúvida tira o sono de muitos lojistas, mas com um pouco de planejamento é possível fazer uma seleção variada que possa atrair o consumidor e, ao mesmo tempo, ser lucrativa para o e-commerce.

Primeiramente, vale dar uma olhada nos sites da concorrência e comparar os preços.

Depois, você pode utilizar os dados da curva ABC (aquela que divide os produtos por importância) para definir descontos mais expressivos nos itens das curvas B e C, que são os que correspondem a cerca de 80% do estoque, mas não ultrapassam os 20% do faturamento. 

Os produtos da curva A (que costumam ser 20% do estoque, mas que respondem por até 80% do faturamento), são aqueles que costumam ter mais saída durante o ano todo, então os descontos podem ser menores.

Seja transparente e respeite seu cliente

Os consumidores estão cansados de experiências ruins em datas de desconto. Todo ano, a lista de reclamações sobre promoções enganosas, problemas nos sites e demora para entregas durante a Black Friday vem à tona.

Por isso, é fundamental oferecer ofertas relevantes, estabelecer regras claras e objetivas para as promoções e não fazer promessas que correm risco de não serem cumpridas (em 2022, quase a metade das reclamações relativas à Black Friday no Reclame Aqui estavam relacionadas ao atraso na entrega ou a produtos que simplesmente não foram recebidos).

Pode ter certeza que uma atitude transparente fará com que seu e-commerce ganhe respeito dos clientes e consolide sua reputação. 

Prepare seu site

Como citado, uma causa constante de insatisfação, que impede a concretização da compra, é a instabilidade dos sites.

Dessa forma, fique atento e faça todos os testes possíveis desde já. As páginas estão carregando corretamente e com boa velocidade? A página de pagamento conta com todas as informações atualizadas? Quanto tempo o cliente levará para concluir uma compra?

Garanta que o período de visitas ao seu site ocorra sem problemas técnicos, com boa usabilidade e carregamento rápido das páginas.

Ofereça um atendimento de excelência

Quem não gosta de ser bem atendido? E em um período de intensa movimentação como a Black Friday, é preciso estar com o SAC a postos para resolver rapidamente problemas e sanar dúvidas dos clientes. 

A equipe deve estar preparada, com as respostas para as questões mais comuns na ponta da língua. Um bom atendimento faz a diferença e é um dos melhores caminhos para cativar os consumidores e fazer com que eles voltem a visitar sua loja virtual em outras ocasiões. 

Capriche na divulgação

Precificou de forma inteligente, estabeleceu regras claras, se certificou de que o site está funcionando perfeitamente e está preparado para oferecer um atendimento de excelência?

Ótimo, mas ainda falta uma ação imprescindível antes da Black Friday: a divulgação!

Atualmente, os lojistas contam com uma série de maneiras para mostrar para o seu público que a Black Friday trará oportunidades de compras com descontos e facilidades. Aproveite os canais que você já tem consolidados com os clientes, como Whatsapp, SMS, e-mail.

As mídias sociais são sempre interessantes para postagem de ofertas e para atiçar a curiosidade dos clientes. Que tal fazer uma contagem regressiva para a data, destacando um item por dia até a chegada da Black Friday? Dentro de uma estratégia de marketing digital, ainda vale a pena avaliar campanhas pagas em plataformas como Google Ads e Meta Ads.

E, claro, o e-mail marketing também é uma ferramenta importantíssima, de baixo custo e que pode ser formatada facilmente, usando, por exemplo, a ferramenta da Emanda.

Como funciona o e-mail marketing para a Black Friday

A Emanda desenvolveu uma solução que permite, em três passos rápidos, a configuração de uma campanha especial para a data: basta definir o período da promoção (um dia, uma semana, um mês, por exemplo); escolher se quer enviar produtos apenas para a Black Friday ou quer incluir algumas outras opções; e selecionar os links dos produtos que são suas grandes apostas.

A ferramenta ainda permite fazer um banner personalizado da campanha de Black Friday. A partir daí, o robô Ema assume a tarefa de enviar as mensagens nas datas escolhidas, priorizando as apostas do varejista.